quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A importância da mastigação




 A mastigação é uma das funções mais importantes para o desenvolvimento craniofacial. Ela também é a fase inicial do processo digestivo. Para que a mastigação ocorra de forma harmoniosa, é necessária a coordenação de diversos ossos e músculos, para que o alimento possa ser triturado e preparado para ser engolido.
O processo de mastigação se inicia por volta dos 7 meses de idade, onde começam a nascer os primeiros dentinhos. Mesmo tendo somente os dentes da frente, a criança já exercita o ato de mastigar, mantendo contato entre as gengivas, o que estimula o crescimento dos dentes posteriores. Por volta dos 4 ou 5 anos de idade, a mastigação estará totalmente desenvolvida, pois houve tempo suficiente para amadurecer as estruturas responsáveis e para o nascimento da primeira dentição (de leite).
 O amadurecimento da mastigação ocorrerá por volta dos 12 anos de idade, ode os hormônios e o crescimento dos músculos irão interferir no crescimento da face e sistema mastigatório.

 É importante que a mastigação ocorra dos dois lados da boca, para que o crescimento facial seja harmonioso. Pessoas que mastigam mais de um lado do que do outro, podem impedir o desenvolvimento do lado não utilizado, além de desenvolver mais placas bacterianas, cáries ou lesões.
Dicas para um bom desenvolvimento da mastigação:
* Evite liquidificar ou passar os alimentos na peneira.
* Amasse com um garfo os alimentos, para que a criança possa se acostumar com as texturas.
* Conforme a criança vai crescendo e surgem mais dentes, aumente os pedaços amassados.
* Prefira as colheres de silicone, pois oferecem mais segurança caso o bebê venha a mordê-las, além de não esquentar como as de metal.
* Ofereça alimentos de texturas variadas: não fiquem só nos pães tipo “bisnaguinhas” ou carnes moídas. Desenvolva a mastigação de seu filho!
* É importante que a criança se acostume a comer as frutas picadas.
* Estimule seu filho a comer todos os tipos de alimento, assim sua mastigação será eficiente e vocês provavelmente não terão problemas de alimentação!

Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Hora da Escovação



Desde que acontecem as primeiras erupções dos dentes, estes devem ser escovados diariamente, mesmo que o bebê ainda se alimente somente do leite materno.
O hábito da escovação é adquirido desde cedo, para que o bebê cresça conhecendo esta tarefa, que fará parte da sua rotina para o resto da vida.

Mas, qual o tipo de escova utilizar em meu bebê?
Assim que nascem os primeiros dentinhos, estes devem ser limpos com as dedeiras, como na foto abaixo: a mãe coloca a escova em seu dedo indicador e massageia as gengivas e os dentes do bebê, somente com água.
Uma segunda opção, também efetiva é usar uma fralda de pano ou toalhinha de boca para fazer a higiene, que deve ser feita pelo menos uma vez ao dia.





Conforme o bebê vai crescendo, a escova vai aumentando de tamanho e você pode deixar seu filho conhecer e brincar com este objeto, sempre sob seus cuidados.
É importante observar na embalagem da escova de dente, a idade indicada.
Seguem alguns modelos: pequena e com cabo curto.

Dicas para estimular a escovação:
Para que a criança se interesse pelo cuidado com a higiene bucal, o que é absolutamente importante, o momento de escovar os dentes deve torna-se interessante. E para isso, o que vale é a paciência dos pais, aliada à criatividade e instruções dos odontopediatras.
Em primeiro lugar, os pequenos precisam entender porque é tão importante manter a boca limpinha. Conversas e até livros infantis que tratam do assunto podem ajudar a despertar o interesse da criança.
Outro ponto importante é ensinar a criança a escovar os próprios dentes e elogiar o seu desempenho sempre que ela mostrar esforço para fazer o melhor.
Deixe seu filho escovar os dentes da maneira dele, depois dê uma revisada, escovando com mais cuidado e atenção;
Combinem de trocar as escovas: você escova os dentes dele e deixe-o escovar os seus!
É importante que os pais escovem os dentes junto com a criança, para que ela entenda que este é um procedimento comum e procure aprender imitando, pois é através da imitação que os pequenos irão adquirir o hábito da escovação.


Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga
Porto Alegre, RS
taisalves4@hotmail.com