Desenvolvimento
da fala em crianças
É muito
importante esclarecer que cada criança tem o seu tempo e ritmo para se
desenvolver, mas existe uma época em que as primeiras palavrinhas já devem ser
pronunciadas, mesmo que de forma incorreta.
A
criança inicia o processo de comunicação e linguagem logo ao nascer, através do
choro. Essa é a forma que ela tem de se comunicar e avisar de suas
necessidades. Com o passar do tempo, o bebê começa a produzir sons, que são os
balbucios (gá, nhá, dá), que muitas pessoas gostam de chamar de “bebenês. O
bebê vai experimentando essas novas possibilidades, testando seus “gritos”,
risadinhas, colocando a língua para fora, a fim de conhecer as estruturas
que futuramente darão auxilio a uma fala mais elaborada.
Os pais
devem conversar com seus filhos desde o início da gravidez. A comunicação e o
vínculo são muito importantes para que a criança se sinta segura para
futuramente apresentar uma fala correta. Jamais deve-se falar como um bebê com
uma criança.
Mas, até
quando meu filho pode não falar nada?
É
esperado que até o final dos 2 anos, a criança já possua um vocabulário
simples, com palavras familiares, como mamãe, papai, vovó, au-au, miau. Isso
não quer dizer que seu filho deva pronunciar essas palavras corretamente, ou
unidas em forma de frases.
Existe
“preguiça” para falar?
Algumas
crianças podem ser chamadas de preguiçosas, por não falarem, ou utilizarem
outros meios de comunicação, como apontar o dedo, resmungar, e logo a família
entende e faz o que a criança quer. Por exemplo se quer água, e só sabe dizer
“a”, aponta o dedo para a água, resmunga e logo tem sua água fresquinha, a
criança não sente necessidade de se comunicar de uma forma inteligível,
utilizando a linguagem doméstica.
Os pais
ou cuidadores, devem oferecer à criança essa necessidade de se comunicar da
forma correta, pronunciando a palavra, no caso água, pausadamente e de forma
bem articulada, para que a criança tenha o modelo e entenda que é preciso dizer
o que quer, para ter o que deseja.
Não é
correto mostrar à criança que você entendeu a palavra dita de forma errada.
Peça para ela repetir, diga que não entendeu.
Bico e
mamadeira atrapalham no desenvolvimento da fala?
Sim. Os
hábitos de utilizar chupeta e mamadeira fazem com que as estruturas da face
adquiram uma posição que não é natural, atrapalhando o desenvolvimento da
língua, bochechas, dentes, fazendo com que, normalmente a criança tenha uma
mordida aberta, onde pode-se ver um “buraquinho” entre os dentes, que é
justamente do tamanho da chupeta ou mamadeira, que ocupam este espaço.
É
importante que a retirada destes hábitos seja feita de modo natural, explicando
para a criança que ela já está grande, responsável, que agora deve cuidar de
sus dentinhos e não precisa mais chupar seu bico ou tomar a mamadeira antes de
dormir, pois esta, além de interferir na posição das estruturas orais, auxilia
no desenvolvimento de cáries.
Quando
procurar um fonoaudiólogo?
Quando a
criança apresenta sinais de atraso no desenvolvimento, mesmo com os estímulos
domésticos, é importante que os pais busquem um fonoaudiólogo para avaliar se
existe alguma dificuldade que impeça o desenvolvimento da fala e linguagem, bem
como da audição, pois se a criança não escuta bem, não conseguirá se comunicar
de forma efetiva.
Em casos
de trocas de fonemas, como /R/ por /L/, é indicado que a criança seja avaliada
após os 4 ou 5 anos, pois este é o tempo que a criança tem para começar a
adquirir e pronunciar estes sons. A letra /R/ normalmente é a última a ser
adquirida.
Outra
dica importante aos pais que levam seus filhos em tratamentos com
fonoaudiólogo, é que disponham de um tempo diário para a realização dos
exercícios propostos, a fim de obter melhor resultado.
Créditos: Fga. Taís Alves Batschauer- CRFª 9309/RS. Porto
Alegre.
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